O Autismo é uma condição que afeta mais de 2 milhões de brasileiros. Em crianças, é mais comum do que o Câncer, AIDS e Diabetes.

A Associação dos Amigos dos Autistas de Videira. (AMA), é uma associação uma entidade beneficente, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 22 de abril de 2018, através da união de um grupo de pais, familiares e amigos de pessoas com Autismo, bem como profissionais e voluntários ligados à causa.

Estamos localizados no endereço:

Rua: Nicolau Cavon, 160, Segundo andar – Sala 1 – Centro

CEP: 89.560-136 – Videira / SC

Horário: 07:30h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Telefone: (49) 3551.1897

WhatsApp: (49) 99197-9786

E-mail: videiraama@gmail.com

Fique a vontade para nos visitar!

Somos uma entidade beneficente, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 22 de abril de 2018, através da união de um grupo de pais, familiares e amigos de pessoas com Autismo, bem como profissionais e voluntários ligados à causa.

A AMA Videira surgiu da necessidade urgente da criação de um espaço especializado na intervenção do transtorno, de maneira humanizada, levando em consideração, o potencial da pessoa com Autismo, promovendo a sua inclusão e tornando-a funcional para a convivência em sociedade.

Além dos atendimentos nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, lazer, esporte e outros, a entidade traz em seu estatuto, a defesa, promoção e garantia dos direitos da pessoa com Autismo, previstos na legislação vigente no país.

Os atendimentos aos usuários iniciaram em Abril de 2019, com 19 usuários cadastrados, com idade entre 02 à 24 anos e atualmente estão em acompanhamento, 38 usuários, sendo estes residentes nos municípios de Videira, Iomerê, Tangará, Pinheiro Preto e Rio das Antas. Os atendimentos realizados pela entidade são totalmente gratuitos.

Nossa equipe multidisciplinar é formada por 17 profissionais de Nível Superior, sendo:
01 coordenadora pedagógica, 08 pedagogas, 03 psicóloga e 01 Psicomotricista, 02 Fisioterapeutas, 01 Assistente Social 01 Administradora. Também atuam no apoio, estagiários das áreas citadas, administrativo e serviços gerais.

A entidade se mantem com a arrecadação de recursos financeiros através da realização de eventos e também da doação de materiais de consumo e/ou doação de dinheiro de Pessoas Físicas e Jurídicas da comunidade videirense e região.

A entidade possui registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS. Na área da saúde, possui registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES. Em Agosto de 2019, a AMA Videira recebeu o título de Utilidade Pública Municipal.

A Psicologia tem como funções, contribuir na saúde mental das pessoas, proporcionar o autoconhecimento e auxiliar na estimulação de diversas áreas em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Sendo assim, a Psicologia é uma das profissões que fazem parte das terapias de base para o desenvolvimento e acompanhamento da pessoa com Autismo.

Considera-se que o ser humano é um ser biopsicossocial, que devemos sempre observar o seu estado biológico, seu desenvolvido psicológico em relação a saúde mental, sempre analisando seu estado emocional e, também, o contexto em que está inserido, seu contexto histórico familiar, escolar, de trabalho e grupos sociais.

Assim como em quaisquer áreas em que a psicologia atua, sua compreensão de ser humano deve ser ampla e entender o outro em todas as suas vivências. A Teoria Humanista, utilizada pela AMA Videira, como cita Holanda (1998), tem como “base a experiência consciente e concreta da pessoa, a totalidade e integridade do ser humano, conferindo importância a sua liberdade e a sua autonomia”.

É seguindo esse pensamento, que o objetivo da psicologia no contexto do Autismo, na AMA Videira, é possibilitar que todos e todas se desenvolvam na sua essência própria e sejam o máximo possível autônomos e autônomas. Que sejam estimulados na sua totalidade.

Além das pessoas com autismo, a família também recebe apoio psicológico e entende-se que, o papel da família influencia diretamente no desenvolvimento do indivíduo. A família é o contato primário da pessoa com autismo e participa ativamente do contexto familiar diário, sendo assim, são necessárias mudanças para melhorar o convívio entre os membros familiares e adaptar a rotina e o ambiente para favorecer a evolução de todos. Por esse motivo, não há como realizar um trabalho individual, é de suma importância que todos os ambientes em que a pessoa com autismo esteja inserida, façam um trabalho em conjunto, mas principalmente com o envolvimento da família.