AMA Videira oferece novo serviço para as famílias atendidas pela entidade

A AMA Videira iniciou neste mês de Dezembro/2020, os atendimentos de Assistência Social para seus atendidos e famílias cadastradas na entidade.

O Serviço Social é uma profissão de nível superior regulamentada pelas leis n. 8.662/1993 e nº 8.742/1993 (LOAS), conhecida como a Lei Orgânica da Assistência Social. O profissional Assistente Social atua dentro da Política Pública de Assistência Social prevista na Constituição Federal de 1988 e constitui o tripé da seguridade social (saúde, assistência social e previdência social) que trabalham para a garantia dos direitos dos cidadãos.

Esse profissional trabalha diretamente com a realidade social, atuando na proteção e garantia dos direitos sociais, e busca garantir o acesso as políticas sociais como Assistência Social; Saúde; Educação; Previdência Social; Cultura; entre outras.

O Assistente Social tem um vasto campo de atuação, podendo atuar no setor público ou privado, no terceiro setor (Ongs) e movimentos sociais. Sua atuação prevê a defesa e garantia dos direitos da classe trabalhadora, mulher; pessoa idosa; pessoa com deficiência; crianças e adolescentes; LGBTQ; negros; indígenas e todos que possam estar tendo seus direitos violados ou reprimidos.

As Organizações Sociais, enquanto Organizações do Terceiro Setor tem o posicionamento em prol da sociedade civil. A AMA Videira, como instituição não governamental atua na garantia de acesso aos direitos da pessoa com Autismo de forma humanizada e inclusiva. Atualmente são atendidas pela entidade, 35 famílias, e estão em fila de espera para vaga, 14 pessoas com diagnóstico de Autismo, sendo na sua grande maioria, crianças com menos de 12 anos.

O profissional Assistente Social da AMA, atua com a orientação, encaminhamentos junto a rede de apoio, visitas domiciliares, elaboração de projetos, acompanhamento familiar, entre outras demandas institucionais.  Contudo, o Assistente Social da AMA Videira trabalha na busca constante da garantia do acesso a cidadania, para que as pessoas com Autismo possam usufruir de seus direitos perante a sociedade.