Dia 02 de abril, Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo
Em uma Assembleia Geral, feita em 18 de Dezembro de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU), decidiu o dia 02 de abril como Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Nesta data, vários monumentos históricos e pontos turísticos do mundo são iluminados com a cor azul, como forma de mostrar às pessoas sobre a importância de conhecer e buscar ajuda. A ONU “destaca a necessidade de ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo, para que possam levar uma vida plena e significativa como parte integrante da sociedade.”
A cor azul foi escolhida devido a incidência de pessoas com Autismo ser maior no sexo masculino, já em relação ao sexo feminino, alguns estudos apontam que os sinais e sintomas são mais leves, sendo diagnosticadas em casos severos ou na vida adulta quando os prejuízos aumentam.
Conforme a ONU informa que, “a taxa de autismo em todas as regiões do mundo é alta e a falta de entendimento tem um tremendo impacto sobre os indivíduos, suas famílias e comunidades.”
A importância sobre a conscientização mundial é devido o crescente aumento de casos, sendo necessárias medidas específicas e de qualidade para que essas pessoas possam ser incluídas de forma positiva na sociedade e possam ser reconhecidas pelo seu potencial. A sociedade precisa aprender a respeitar todas as diferentes maneiras de ser.
Além disso, também está sendo dado um enfoque maior para o diagnóstico precoce, antes dos 3 anos de vida, pois quanto antes a pessoa receber estimulação especializada, melhor será para o seu desenvolvimento e os sinais e sintomas tendem a diminuir.
Conscientização e conhecimento sobre o assunto pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.
Link da Assembleia Geral da ONU https://undocs.org/A/RES/62/139