PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM

O corpo humano é onde tudo acontece, não tem como separar corpo e cérebro e por esse motivo, não tem como desenvolve-los individualmente. A natureza humana, biologicamente, começa o desenvolvimento por meio da estimulação do corpo, sendo o seu primeiro contato com as experiências externas e internas.

Por meio do corpo e da sua motricidade que entramos em contato com os objetos e os podemos fabricar e usar, é também por meio dela que exprimimos as nossas emoções e os nossos estados de espíritos, e é nela igualmente que se fundamenta a comunicação, não verbal e verbal, com os nossos semelhantes. (FONSECA, p.12, 2010)

A psicomotricidade proporciona a aprendizagem do ser humano enquanto ser consciente, tendo consciência do seu corpo, das suas dificuldades, das suas habilidades e de todo o seu organismo. Não há como aprender funções mais complexas do nosso cérebro sem antes aprender com o corpo as funções mais simples.

Passar da imaturidade à maturidade e da dispraxia à praxia é um longo processo de aprendizagem baseado na experiência mediatizada, isto é, pela ação e pela seleção dos outros. Se o ser humano falhar na aprendizagem, a sua interação com os outros falhará também e, como consequência, o seu cérebro falhará no crescimento e na maturação. (FONSECA, p. 22. 2010)

Tendo as experiências vivenciadas no corpo, o processo de aprendizagem acontece com mais facilidade, pois o cérebro já recebeu os estímulos e está mais preparado para novas redes neurais, porém só será possível se o corpo continuar recebendo estímulos e fazendo parte diretamente deste processo.

Referência

FONCESA, Vitor Da. Psicomotricidade e Neuropsicologia: uma abordagem evolucionista. Rio de Janeiro. Ed Wak. 2010.

Escrito por Franciane Zager, psicóloga.