COMUNICADO OFICIAL

02-de-abril-conscientizacao-do-autismo-nova

A AMA Videira é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, que foi organizada por um grupo de pais de crianças com Autismo. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a AMA Videira é uma entidade privada, sem qualquer ligação como poder público municipal, estadual ou federal.

Desde a sua fundação, a entidade vem sendo mantida com muito esforço da sua diretoria, parceiros e grupo de voluntários, através da arrecadação de doações em dinheiro de empresas e pessoas físicas, ações como rifas e venda de camisetas e também eventos como bingos, brechó, pasteladas. Infelizmente, a realização do nosso último evento programado, tem sido barrado pelas questões sanitárias locais.

A pandemia de Coronavírus tem nos impedido de realizar os eventos sociais que a entidade realizava e que eram de extrema importância para a arrecadação de recursos para a manutenção dos atendimentos gratuitos.

Atualmente a entidade atende a 32 crianças, adolescentes e adultos com Autismo, que recebem atendimento multidisciplinar de Psicologia, Psicomotricidade e Assistência Social.

Mas mais importante do que os atendimentos que são realizados, e o que nos tem preocupado diariamente, é a fila de espera de crianças que aguardam por uma vaga de atendimento da entidade, chegando ao total de 24 crianças.

Em pleno Abril Azul, mês de Conscientização do Autismo, onde temos falado muito sobre o assunto e a necessidade da intervenção precoce em crianças com diagnóstico de Autismo, a AMA Videira se depara com um cenário financeiro preocupante, onde todos os esforços estão sendo realizados para que a entidade não feche as portas.

Muitas pessoas nos perguntam sobre o quanto recebemos de ajuda financeira do governo para manter a entidade.

A resposta é que a AMA Videira já cumpriu com todas as obrigações legais previstas para que seja beneficiada com o recebimento de repasses financeiros do poder público municipal, tendo sido encaminhada solicitação no mês de Agosto/2020, porém até o momento ainda não tivemos nenhuma devolutiva desta solicitação. Em relação aos recursos possíveis da esfera estadual, a entidade ainda precisa cumprir com o tempo de atuação mínima de 03 anos, prazo este que será cumprido em Junho/2021.

A diretoria da AMA Videira vem através deste comunicado, explanar a toda comunidade a realidade vivida pela entidade, agradecer a compreensão de todos pelo adiamento da Pastelada da AMA, bem como pedir ajuda durante este mês de Abril, na realização do Pedágio Virtual, onde qualquer pessoa ou empresa, pode estar fazendo sua doação de qualquer valor, para que possamos continuar prestado os serviços de atendimento gratuito tão importantes e necessários as famílias atendidas e também as que aguardam por atendimento na fila de espera.